Busca avançada
Ano de início
Entree

A importância dos tributários, da fragmentação artificial de rios e da introdução de espécies exóticas na comunidade de peixes dos reservatórios do Médio Tietê

Processo: 99/12112-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Evaldo Luiz Gaeta Espindola
Beneficiário:Welber Senteio Smith
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Reservatórios   Rio Tietê   Comunidades animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidade | Especie Exotica | Fragmentacao | Peixe | Reservatorio | Tributario

Resumo

Muitos reservatórios têm sido construídos ao longo do rio Tietê para a geração de energia elétrica acabando por possuírem diferentes utilidades como recreação, pesca esportiva e profissional. A construção de um reservatório causa importantes modificações no ecossistema aquático que antes era tido como lótico e após o barramento passa a ser lêntico. Essas modificações não se restringe apenas a fatores abiótícos, mas também a fatores bióticos. A comunidade biológica seja ela qual for sofre alterações que serão minimizadas ou maximizadas de acordo com as características do reservatório, bem como seus usos e impactos a qual estão sujeitos. O presente trabalho visa avaliar a importância da fragmentação de um ecossistema, considerando o reservatório como um fragmento e da introdução de espécies de peixes exóticas na comunidade de peixes de seis reservatórios do rio Tietê. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WELBER SENTEIO SMITH; EVALDO LUIS GAETA ESPÍNDOLA; ODETE ROCHA. Gradiente ambiental em reservatórios do médio e baixo Rio Tietê: diferenças limnológicas ao longo da seqüência de habitats. Acta Limnol. Bras., v. 26, n. 1, p. 73-88, . (99/12112-9)
WELBER SENTEIO SMITH; CAMILA GALVÃO FRANCISCO PEREIRA; EVALDO LUIZ GAETA ESPINDOLA; ODETE ROCHA. Estrutura trófica da comunidade de peixes dos reservatórios e tributários do Médio e Baixo Rio Tietê (São Paulo, Brasil). Acta Limnol. Bras., v. 30, . (99/12112-9)
WELBER SENTEIO SMITH; MARTA SEVERINO STEFANI; EVALDO LUIZ GAETA ESPÍNDOLA; ODETE ROCHA. Mudanças na composição de espécies no médio e baixo Rio Tietê (São Paulo, Brasil) através dos séculos, enfatizando espécies reofílicas e introduzidas. Acta Limnol. Bras., v. 30, . (99/12112-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SMITH, Welber Senteio. A importância dos tributários, da fragmentação artificial de rios e da introdução de espécies na comunidade de peixes dos reservatórios do médio e baixo Tietê (São Paulo). 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.