Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento do estado nutricional da videira cultivar Itália na região de Jales, SP

Processo: 92/00346-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1992
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1994
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Maurilo Monteiro Terra
Beneficiário:Marsia Antonieta de Souza Guilherme
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Videiras   Nutrição vegetal

Resumo

Está sendo realizado um levantamento do estado nutricional da videira cultivar Itália, nas regiões de Jundiaí, São Miguel Arcanjo e Jales, no estado de São Paulo. O estudo está sendo feito em 20 (vinte) propriedades por região, em talhões de vinhedo com idade variando de 14 a 15 anos. As amostras de solo em cada talhão foram coletadas antes da poda, em 20 pontos na entrelinha de plantio, em duas profundidades (0-20 cm e 20-40 cm), com auxílio de um trapo. Devido à variação na concentração dos nutrientes nas folhas (pecíolo separado de limbo), a coleta foi feita em três épocas distintas do desenvolvimento da planta: no florescimento, quando as bagas estiverem entre ervilha e meia baga e no início da troca de cor das bagas (veraison 2). Como objetivo final, pretende-se identificar os possíveis problemas nutricionais, assim como verificar a relação de nutrientes, fornecendo subsídios ao viticultor para fazer uma adubação equilibrada e racional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUILHERME, Marsia Antonieta de Souza. Avaliação do estado nutricional da videira “Itália”, em três estádios de desenvolvimento, na Região de Jales-SP, utilizando o Método DRIS. 1995. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.