Busca avançada
Ano de início
Entree

O sentido na música: discurso e interdiscurso na geração do sentido musical

Processo: 98/02789-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Luiz Augusto de Moraes Tatit
Beneficiário:Ricardo Nogueira de Castro Monteiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Musicologia | Nalise Do Discurso | Semiotica

Resumo

Dando prosseguimento à pesquisa de um modelo de análise que de conta do processo de geração de sentido no discurso musical, pesquisa essa que culminou com a dissertação de mestrado Análise do discurso musical: uma abordagem semiótica, o presente projeto visa complementar e aprofundar o trabalho anterior partindo de uma imersão no papel do interdiscurso na produção do sentido na música. Por interdiscurso compreende-se aqui tanto o diálogo de uma partitura com suas congêneres quanto com textos de outras naturezas que não a musical, desde que esses componham de maneira determinante o corpus lingüístico da cultura que a originou e, principalmente, tenham papel determinante na estruturação do próprio sistema de valores de cada objeto de análise. Damos assim continuidade à linha greimasiana de pesquisa de análise do discurso, assimilando, porém outras contribuições teóricas de maneira a investigar e viabilidade da extensão de nosso modelo de análise a um repertório musical não-ocidental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Ricardo Nogueira de Castro. O sentido na música: semiotização de estruturas paradigmáticas e sintagmáticas na geração de sentido musical. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.