Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da efetividade do hipoclorito de sodio, clorexidina e de cinco medicamentos na eliminacao de microrganismos do canal radicular.

Processo: 01/11611-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marcia Carneiro Valera Garakis
Beneficiário:Marcia Maciel Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Hipoclorito de sódio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipoclorito De Sodio | Medicacao Intra-Canal

Resumo

O objetivo do trabalho será avaliar a efetividade do hipoclorito de sódio (NaOCI), da clorexidina (CLX) e de cinco medicamentos sobre microrganismos do canal radicular. Serão utilizados 96 dentes unirradiculares que após a secção da coroa serão sobre-instrumentados 0,5mm até a lima K#25, recobertos com resina epóxi e autoclavados a 123ºC por uma hora. Após, serão semeadas nos canais amostras de Cândida albicans e de Enterococus faecalis que serão incubados a 37D1ºC por 48 horas. Será realizada uma nova instrumentação até a lima K# 50 e as raízes serão divididas em oito grupos: G 1- irrigação com solução fisiológica estéril (SFE) e medicação com pasta de hidróxido de cálcio (CaOH2); G 2: irrigação com SFE e medicação com paramonoclorofenol canforado (PMCC); G 3- irrigação com SFE e medicação com tricresol formalina; G 4- irrigação com SFE e medicação com pasta de Ca(OH)2 com PMCC; G 5- irrigação com SFE e medicação com paramonoclofenol furacin; G 6- irrigação com NaOCI a 2,5% sem medicação intracanal; G 7- irrigação com CLX a 2,0% sem medicação intracanal e G 8- irrigação com SFE sem medicação intracanal. Após 15 dias, os dentes serão instrumentados e irrigados com SFE. Amostras microbiológicas serão coletadas e semeadas em meios de cultura para Cândida albicans e Enterococus faecalis. Após verificação ... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)