Do coração das guerras a poéticas da plasticidade: criação e engajamento no pensam...
Fotoetnografia: o ato fotográfico no intrigante discurso do grafite
Parabola-imago: transmutacoes criativas entre o verbal e o visual.
Processo: | 96/07418-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 1997 |
Data de Término da vigência: | 30 de setembro de 1999 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas |
Pesquisador responsável: | Joao Jurandir Espinelli |
Beneficiário: | Maria Jose Spiteri Tavolaro Passos |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Estética (arte) Pensamento Criação artística |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Arte | Criacao | Estetica | Pensamento | Processo | Sistema |
Resumo O presente projeto tem como finalidade o registro do processo de criação poética de Antonio Lizárraga, no período posterior a 1983, quando o artista (vítima de um acidente vaso cerebral - AVC), sofreu um comprometimento motor irreversível, que, no entanto não o impediu, de dar prosseguimento à sua produção artística. Adaptando-se à nova realidade, Lizárraga tomou sua produção poética subsequente sui generis. Após este acidente encaminhou suas reflexões estéticas visuais para a poética, verbal utilizando o ditado como um recurso expressivo. O verbo ditado mostrou ao autor uma possibilidade de retornar à produção visual dirigindo oralmente a execução de pontos, linhas, planos, formas, cores de suas obras. À partir de então, Antonio Lizárraga incorporou a figura do assistente como presença fundamental na realização do seu objeto artístico. Em 1994, a convite do artista, passei a atuar como sua assistente, vendo em seu método uma nova possibilidade de concretização do pensamento poético. O registro dos recursos criados empiricamente por Lizárraga, desenvolvidos até a sua atual sistematização, poderão acrescentar novos dados ao já conhecido sobre o processo criativo e assim contribuir para a compreensão de um período da arte no Brasil. Dar-se-á prosseguimento a um levantamento bibliográfico sobre o artista e a documentação de sua produção poética visual, no período proposto (1983 a 1996). (AU) | |
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