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A influencia da televisao no comportamento alimentar de criancas e adolescentes.

Processo: 02/05237-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Paula Carolina Barboni Dantas Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Televisão   Hábitos alimentares   Comportamento alimentar   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Alimentar | Habitos Alimentares | Obesidade | Propagandas De Alimentos | Televisao

Resumo

Nas últimas décadas, os índices de obesidade entre crianças e adolescentes têm aumentado e a influência da televisão (TV) tem sido apontada como agravante dessa situação, já que ela veicula propagandas de alimentos que, em sua maioria, possuem baixo valor nutricional e alto valor calórico. Os objetivos desse projeto são: 1) investigar a quantidade e a qualidade dos produtos alimentícios veiculados pela TV brasileira; 2) conhecer as características estruturais e os apelos emocionais utilizados no processo de persuasão dos consumidores e 3) investigar os efeitos destas propagandas nos hábitos de compra e de consumo de alimentos. Na primeira e segunda etapas serão realizadas gravações diárias das programações das três principais redes de TV de canal aberto, onde os produtos anunciados serão classificados por categorias e posteriormente analisados. Os dados quantitativos serão tratados pela Análise de Variância (ANOVA) e os qualitativos através da classificação dos alimentos com base na Pirâmide Alimentar Adaptada. Ainda na segunda etapa, as propagandas de produtos alimentícios serão julgadas por 45 sujeitos, na faixa etária entre 18 a 23 anos, com relação aos sentimentos explorados e às idéias associadas aos alimentos. A terceira etapa consistirá da aplicação do Questionário de Avaliação de Consumo às famílias de 330 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 6 a 16 anos, matriculados em escolas particulares. Ainda, será calculado o índice de Massa Corporal das crianças e adolescentes. (AU)

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