Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento do conhecimento pedagogico do conteudo entre professores que trabalham com orientacao sexual no ensino fundamental.

Processo: 01/00686-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Beneficiário:Mirian Pacheco Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação sexual   Ensino de ciências   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Ciencias | Formacao De Professores | Orientacao Sexual | Temas Transversais

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é o de analisar o conhecimento pedagógico do conteúdo de professores que trabalham com orientação sexual. Escolhemos trabalhar com esses professores porque partimos da hipótese de que os professores que trabalham nesta área devem possuir uma grande preocupação com as pedagogias mais adequadas para ensinar os conteúdos, visto que se trata de um tema onde desinformação, preconceito, barreiras psicossociais etc. são comuns. Esta hipótese corresponde àquilo que acontece na prática destes professores? Se corresponder, quais os meios que eles utilizam para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo? Ao buscar explicações e criar representações o professor vai construindo um arsenal de conhecimentos que nos interessa descrever. Nesta pesquisa, pretendemos, também, construir um instrumento de constituição de dados para a exploração do conhecimento pedagógico do conteúdo entre professores. Neste sentido, nos interessa: quais as perguntas e/ou as formas de chegar às práticas e aos valores dos professores (gravação, observação, informações tiradas dos pares e dos alunos etc.). Inicialmente, acompanharemos as atividades de ensino de professores que trabalham no ensino fundamental em escola pública, e também realizaremos entrevistas individuais não estruturadas, visando a focalizar o conhecimento pedagógico do conteúdo que cada um deles possui. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)