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Controle ativo em transportadores pneumáticos de sólidos: otimização energética

Processo: 02/00472-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Paulo Seleghim Júnior
Beneficiário:Paulo Roberto Barbosa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escoamento multifásico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escoamentos Multifasicos | Regimes De Escoamento

Resumo

Um sistema de transporte pneumático otimizado pode ser concebido com auxilio de técnicas de controle ativo. Neste contexto, velocidades baixas de transporte são permitidas se a formação de agregados que precedem a transição pra a fase densa for automaticamente detectada e destruída estabilizando, então, o regime de escoamento homogêneo em fase dispersa. Este projeto propõe a aplicação de tais técnicas em instalação piloto do NETeF e a extensão do estudo destes controladores a outros circuitos de escoamentos multi-fásicos (líquido-líquido e líquido-líquido-gás). A estratégia de controle proposta é baseada em processar sinais adquiridos ao longo da tubulação em uma rede neural para identificar a condição do escoamento e obter informações que serão posteriormente utilizadas em um controlador PID com ganho escalonado. Resultados preliminares mostram que, com a aplicação de tais técnicas, a redução no consumo de energia pode chegar a 50% relativamente às condições de transporte pneumático sem controle ativo do regime de escoamento. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
P. R. BARBOSA; P. SELEGHIM JR.. Improving the power consumption in pneumatic conveying systems by a daptive control of the flow regime. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 25, n. 4, p. 373-377, . (02/00472-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA, Paulo Roberto. Controle difuso em transportadores pneumáticos de sólidos: redução do consumo de potência. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.