Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um receptor optico de alta frequencia e baixo consumo de potencia utilizando tecnologia cmos de 0,35 micram.

Processo: 00/01135-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Edgar Charry Rodriguez
Beneficiário:Carlos Renato Trevisan de Mori
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Microeletrônica   Circuitos integrados   Silício
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circuito Integrado | Microeletronica | Radio Frequencia | Silicio | Submicron | Tecnologia Cmos

Resumo

F Neste projeto de pesquisa propõe-se uma Tese de Doutoramento na área de projeto de circuitos integrados analógicos, operando em rádio-freqüência (RF). Propõe-se aqui o projeto de um receptor óptico de altíssima velocidade fabricado em tecnologia CMOS de submicron. Esse tipo de dispositivo vem sendo bastante utilizado devido à crescente necessidade de se atingir velocidades cada vez maiores na transmissão de dados. Essas altas velocidades são alcançadas codificando um sinal elétrico em um sinal de luz (de velocidade incomparavelmente maior que a velocidade do sinal elétrico) e transmitindo-o através de fibras ópticas. Esse sinal de luz, no entanto, precisa ser decodificado no receptor, sendo transformado novamente em sinal elétrico para que possa ser processado posteriormente. O receptor óptico desempenha exatamente esse papel, convertendo um sinal de luz em um sinal elétrico. Dessa forma, espera-se que esse receptor possa funcionar também a altíssimas velocidades, compatíveis com os sistemas de transmissão por fibras ópticas. As etapas a serem desenvolvidas compreendem o estudo de arquiteturas que possibilitem altas velocidades desse tipo de dispositivo em tecnologia CMOS, projeto, simulação, fabricação e caracterização do circuito proposto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)