Busca avançada
Ano de início
Entree

Dissipacao de energia em sistemas quanticos via acoplamento caotico.

Processo: 02/04377-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Beneficiário:Marcus Vinicius Segantini Bonança
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dissipação de energia

Resumo

O estudo de mecanismos microscópicos através dos quais um sistema macroscópico perde energia para o "ambiente" que o cerca tem sido de grande interesse. As motivações para esse estudo são a formulação de uma teoria de dissipação quântica, que seria possível uma vez que uma descrição hamiltoniana esteja disponível, e o estudo de processores de decoerência, importantes para a área da computação quântica. Uma das maneiras de se atacar o problema é acoplando o sistema de interesse a um sistema caótico rápido (Wilkinson-Berry-FJobbins). Pretendemos investigar este formalismo do ponto de vista quântico estudando a evolução temporal de estados que, projetados no sub-espaço do sistema de interesse, possam caracterizar dissipação e decoerência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONANÇA‚ MVS; DE AGUIAR‚ MAM. Quantum dissipation and decoherence via interaction with low-dimensional chaos: A Feynman-Vernon approach. Physical Review A, v. 74, n. 1, p. 012105, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONANÇA, Marcus Vinicius Segantini. Dissipação, termalização e descoerencia via acoplamento caotico. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.