Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos cariotípicos em Alismataceae vent. no estado de São Paulo

Processo: 00/00767-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Eliana Regina Forni Martins
Beneficiário:Julia Yamagishi Costa
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Alismataceae   Cariótipo   Citotaxonomia   Cromossomos   Plantas aquáticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alismataceae | Bandamento | Cariotipo | Citotaxonomia | Cromossomos | Plantas Aquaticas

Resumo

A família Alismataceae é composta por plantas aquáticas ou semi-aquáticas, de folhas eretas ou flutuantes que crescem em brejos ou em solos encharcados. Dois dos 11 gêneros que compõem a família estão presentes nos neotrópicos. O gênero Echinodorus (26) possui cerca de 17 espécies no Brasil, sendo 9 no Estado de São Paulo. O gênero Sagittaria (25) possui cerca de 6 espécies presentes no Brasil, com apenas 1 no Estado de São Paulo. As plantas aquáticas apresentam uma série de problemas para a sistemática, pois muitas características morfológicas exibem uma extensa plasticidade fenotípica e muitos caracteres podem ser convergentes ou baseados em aspectos não genéticos/hereditários. Estudos cromossômicos são vantajosos porque tais características não representam adaptações ao ambiente aquático como certos caracteres morfológicos. O presente trabalho objetiva o estudo cariomorfológico de aproximadamente 10 espécies da família Alismataceae, presentes no Estado de São Paulo, através de técnicas de coloração convencionais e de bandamento. Serão elaborados cariótipos para cada espécie, com dados sobre o número e a morfologia cromossômica, no intuito de subsidiar discussão citotaxonômica e filogenética dos gêneros Echinodorus e Sagittaria e da família Alismataceae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA‚ J.Y.; FORNI-MARTINS‚ E.R.. A triploid cytotype of Echinodorus tennellus. Aquatic Botany, v. 79, n. 4, p. 325-332, . (00/00767-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Julia Yamagishi. Estudos cariotipicos na familia Alismataceae vent. no Estado de São Paulo. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.