Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do processo de producao de silagem do capim marandu (brachiaria brizantha stapf., cv marandu) sob diferentes tratamento.

Processo: 01/11554-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo Nussio
Beneficiário:José Leonardo Ribeiro
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensilagem   Conservação   Aditivos   Brachiaria   Silagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aditivos | Braquiaria | Conservacao | Emurchecimento | Ensilagem | Silagem

Resumo

Serão realizados dois cortes de inverno e verão, em julho e em janeiro, respectivamente, em uma área de capim Marandu destinada à produção de silagem. Os efeitos do pré-emurchecimento, adição de polpa cítrica, tamanho de partícula e aplicação de aditivo bacteriano na forragem serão avaliados sobre a composição química e as características de fermentação da silagem de Marandu. Medidas de eficiência de corte, recolhimento e perdas de campo também serão tomadas, utilizando a colhedora de forragem marca CASALE - modelo CFC 2000 S. Na fase preliminar, a forragem será cortada em dois tamanhos de partículas e, em seguida, submetida aos demais tratamentos. A forragem será tratada com aditivo bacteriano, em uma taxa de inoculação de 1 milhão UFC viáveis/g de forragem, imediatamente antes da ensilagem. No tratamento contendo o pré-emurchecimento e a adição de polpa cítrica, tem-se o objetivo de atingir aproximadamente 30% de MS na massa ensilada. Amostras do material a ser ensilado serão retiradas para determinação de atividade de água (Aw), condutividade elétrica do material ceifado pré e pós emurchecimento, perfil microbiológico, poder tampão, carboidratos solúveis, MS, EE, PB, MM, FDA, FDN e lignina. Na seqüência, as amostras dos baldes, após 60 dias da ensilagem, serão utilizadas para determinação de MS, EE, PB, MM, N-NH3, FDA, FDN, NIDA, lignina, nitrogênio solúvel, pH, poder tampão, carboidratos solúveis, temperatura e ácidos orgânicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)