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Repercussoes da progressao continuada no cotidiano escolar de uma quinta serie do ensino fundamental.

Processo: 00/09244-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Lygia de Sousa Viégas
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cotidiano escolar   Psicologia escolar   Progressão continuada   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano Escolar | Depasagem Serie-Idade | Ensino Fundamental | Etnografia Educacional | Progressao Continuada | Psicologia Escolar

Resumo

Esta pesquisa pretende conhecer as repercussões da Progressão Continuada na atuação, de professores e na trajetória de alunos, visando entender como tal política pública educacional paulista tem sido experiênciada por professores, alunos e seus familiares. Visa, ainda, entender como se configura, nesse regime pedagógico, a idéia de exclusão na escola. Para tanto, irá acompanhar uma classe de quinta série do Ensino Fundamental, objetivando conhecer, a partir do seu cotidiano, os significados e representações atribuídos, por seus agentes, ao projeto governamental. A pesquisa irá adotar a metodologia etnográfica, propondo-se realizar um estudo de caso. O trabalho de campo compreenderá: grupo com os professores da escola; observações na sala de professores; entrevistas com professores; observações em sala de aula; levantamento dos documentos escolares dós alunos; encontros individuais com alunos; bem como encontros com os familiares. A análise dos dados, na dimensão; quantitativa, compreenderá tratamento estatístico e gráfico dos dados dos prontuários escolares dos alunos, permitindo traçar um perfil da sala de aula. A análise qualitativa será feita por meio da construção de categorias, baseando-se em aspectos recorrentes, discrepantes, ausentes, contraditórios, complementais etc. Os diferentes pontos de vista, fornecidos pelos diversos informantes, nas mais variadas situações, formarão um corpo consistente de vários prismas da realidade pesquisada. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIÉGAS, Lygia de Sousa. Progressão continuada e suas repercussões na escola pública paulista: concepções de educadores. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.