Busca avançada
Ano de início
Entree

Residuos quimicos gerados nos laboratorios de ensino e pesquisa: avaliacao e propostas de educacao ambiental.

Processo: 00/11618-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Yassuko Iamamoto
Beneficiário:Daniela Gonçalves de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Universidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Geracao De Residuos Quimicos | O Quimico | Qumica Analitica | Universidade

Resumo

A proposta deste trabalho é diagnosticar e monitorar as atividades rotineiras geradoras de resíduos do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/USP - Ribeirão Preto, com ênfase especial nos laboratórios de ensino, de maneira a apresentar algumas possibilidades para evitar ou reduzir o uso de produtos perigosos. Vale ressaltar que, embora a proposta seja realizar o levantamento sobre resíduos químicos e avaliação dos mesmos nas disciplinas experimentais, não se pretende interferir no desenvolvimento das disciplinas e ainda, as propostas de implementação da reciclagem de reagentes ou tratamento do resíduo para descarte só será feita de comum acordo com o docente responsável pela disciplina. A diminuição da carga horária da Disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ) tem levado à perda da essência deste valioso recurso pedagógico de custo relativamente baixo. É preciso aliar a redução da carga horária à qualidade. Pretende-se selecionar e restringir o número de cátions por grupo a serem estudados, excluindo alguns íons mais tóxicos; ou ainda, mantê-los na marcha analítica, adotando procedimentos de recuperação e reutilização. Enfim, pretende-se propor, adotar e avaliar os procedimentos de tal forma a reestruturar a disciplina numa proposta adequada para o momento atual dos Cursos de Química no Brasil.? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABREU, Daniela Gonçalves de. Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.