Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento estrategico situacional aplicado a pequena empresa: estudo multicasos em empresas do setor de servicos (hoteleiro) da regiao de brotas - sp

Processo: 01/12811-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Antonio Luiz Tonissi Migliato
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestao De Pequenas Empresas

Resumo

O principal objetivo desta pesquisa é aprimorar o roteiro prático de elaboração do Planejamento Estratégico para a pequena empresa, desenvolvido por TERENCE(2001), com conceitos do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Esse processo envolve identificar os fatores relevantes do PES aplicáveis às pequenas empresas, levando em consideração suas particularidades e características de gestão. As pequenas empresas encontram-se inseridas em um ambiente incerto e complexo, o qual exige um processo de tomada de decisões flexível e dinâmico. Aliado a esse fator, estão as características e particularidades da pequena empresa, tais como a pessoalidade, a informalidade e a centralização de poder. Diante dessa conjuntura, seria necessário um processo de planejamento que levasse em conta a flexibilidade e subjetividade existentes na pequena empresa. A metodologia do planejamento tradicional, tal como estabelecida, está fundamentalmente elaborada e dirigida para ser utilizada em grandes companhias. Portanto, ela deixa uma lacuna que pode vir a ser preenchida pelo PES. Isso porque o PES avalia o mundo real de forma subjetiva, ou seja, considera as percepções e pontos de vista de todos os indivíduos envolvidos na situação. A partir dessas percepções, são identificados problemas e elaborados planos para solucioná-los. Essa metodologia, a princípio, parece vir ao encontro às necessidades da pequena empresa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIGLIATO, Antonio Luiz Tonissi. Planejamento estratégico situacional aplicado à pequena empresa : estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas-SP. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.