Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação dos mecanismos de defesa das ilhotas pancreáticas contra o estresse oxidativo

Processo: 02/00460-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Boschiero
Beneficiário:Luiz Fabrizio Stoppiglia
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/12139-1 - Estudo dos mecanismos de secreção e ação da insulina em diferentes modelos animais: neonatos, desnutridos, hiperlipidêmicos e resistentes a insulina, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estresse Oxidativo | Insulina | Nutrientes | Peroxido De Hidrogenio | Proteinas Varredoras

Resumo

O diabetes está ligado ao estresse oxidativo nas ilhotas de Langerhans. Pode surgir de forma aguda e agressiva, com exposição das ilhotas a citocinas e concentrações de H2O2 em torno de 1 mM, ou a longo prazo, devido à perda das células B provocada por glicotoxicidade e lipotoxicidade. Em nosso laboratório, induzindo um estresse oxidativo agudo, as ilhotas aumentaram a expressão de catalase e resistiram ao referido estresse em meio contendo elevadas concentrações de glicose e fatores de crescimento. Por outro lado, em uma situação de estresse oxidativo leve e progressivo, a participação da catalase na proteção - bem como outras enzimas ou sistemas varredores de radicais das células beta - deve estar modificada, a exemplo de outros tecidos. Esse projeto visa estudar o comportamento dos principais sistemas varredores de radicais em situações de estresse oxidativo moderado e crônico, suas alterações decorrentes da assimilação de nutrientes e fatores de crescimento pelas ilhotas, e possíveis alterações desses sistemas que justifiquem a resistência ou maior sensibilidade ao estresse oxidativo em modelos animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STOPPIGLIA, LUIZ F.; REZENDE, LUIZ F.; FERREIRA, FABIANO; FILIPUTTI, ELIANE; CARNEIRO, EVERARDO M.; BOSCHERO, ANTONIO CARLOS. Characterization of the peroxidase system at low H2O2 concentrations in isolated neonatal rat islets. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS, v. 1690, n. 2, p. 159-168, . (02/00460-7)