O riso do Varão: a(s) crise(s) da virilidade em textos humorísticos
"Não se brinca com coisa séria": O humor em discursos sobre a leitura
Processo: | 02/10647-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2003 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2005 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística |
Pesquisador responsável: | Sirio Possenti |
Beneficiário: | Gustavo Jose Conde |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Sexualidade Análise do discurso |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Chiste | Discurso | Sexualidade |
Resumo De inicio é revista a importância do chiste como fenômeno de linguagem, para depois se definir o corpus e situar o papel de cada teoria invocada para as análises - e seu respectivo controle - através de exemplos. Entre esses dois tópicos, explicita-se o plano de trabalho que consistirá em fazer uma análise sistemática das piadas de gaúchos encontradas em arquivos impressos e/ou eletrônicos tendo como referência metodológica, de um lado, os trabalhos de Freud (1905), Raskin (1985) e Possenti (1998), mais voltados para a técnica e teorias lingüísticas, e de outro, a análise do discurso francesa, representada por Pêcheux, Maingueneau e, mais uma vez, Possenti, corrente teórica que se articulará e subsidiará os dados explicativos provindos da primeira. A riqueza discursiva e a complexidade estrutural do corpus eleito, já aqui devidamente explicitadas, são entendidas como evidência de uma necessidade da não restrição a um só quadro teórico, de maneira que as análises serão, assim, bem mais completas no seu caráter elucidatório. Dada à natureza polêmica do corpus, a questão da sexualidade, um dos temas centrais de toda a pesquisa, é sucinta e historicamente contextualizada num apêndice, de modo a, com isso, fazer com que quaisquer juízos de valor tipicamente presentes quando o citado tema é abordado sejam tratados mais como dados do que como pressupostos. (AU) | |
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