Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e controle organizacional: recomendacoes praticas para a pequena empresa.

Processo: 96/07243-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Ana Rita Gallo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estrutura organizacional   Pequenas empresas   Cultura organizacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Organizacional | Estrutura Organizacional | Pequenas Empresas | Teoria Das Organizacoes

Resumo

O estudo da estrutura organizacional feito pela Teoria Administrativa foi pesquisado e pensado para grandes organizações. Estes estudos evoluíram até os dias atuais, porém o enfoque em grandes organizações não se modificou. Assim, uma lacuna ficou aberta, ou seja, as pesquisas e análises dessas teorias pouco retratam a realidade dos micros, pequenas e médias empresas. O foco desta pesquisa concentrar-se-á na estrutura e cultura organizacional de uma pequena empresa. Para isso, será feito um estudo de caso com objetivo de poder contribuir com as análises deste tipo peculiar de organização. A proposta desta pesquisa é partir de um conceito de estrutura organizacional mais complexo para compreender melhor a racionalidade organizacional das pequenas empresas. Os três principais fatores que compõem a estrutura organizacional - arcabouço estrutural, interações sociais e cultura organizacional - produzem elementos peculiares que ao serem considerados fornecem informações relevantes a esta pesquisa. A presença da informalidade, da pessoalidade e a falta de profissionalismo para as funções que ocupam nas pequenas empresas podem produzir uma organização diferente da organização burocrática que a literatura dá ênfase. A estrutura organizacional das grandes organizações está montada em função da formalidade, da impessoalidade e da presença de profissionais qualificados, como aspectos fundamentais para obtenção de melhores níveis de eficiência e eficácia organizacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALLO, Ana Rita. Controle organizacional : recomendações para a pequena empresa. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.