Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da recidiva apos cinco anos de tratamento, dos casos de mordida aberta tratados pela tecnica edgewise simplificada, com extracoes, na fase de denticao permanente.

Processo: 00/01199-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Freitas
Beneficiário:Rejane Targino Soares Beltrao
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Recidiva   Extração   Mordida aberta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Extracao | Mordida Aberta | Recidiva

Resumo

A má oclusão dentária com mordida aberta anterior constituí-se de uma discrepância no sentido vertical, que apresenta muitas vezes um prognóstico favorável de acordo com a fase da dentição em que ocorreu o tratamento, sua gravidade e etiologia. Sua freqüência é relativamente alta, sendo imprevisível o estabelecimento futuro de uma oclusão aceitável ou não, devido aos seus diversos fatores etiológicos. Apesar de tantos desconfortos causados, alguns pacientes só procuram tratamento na fase de dentição permanente, quando muitas vezes já houve o pico de crescimento com suas alterações morfológicas, necessitando na maioria das vezes de aparelho ortodôntico corretivo com extrações. E por não se saber ainda se ocorreu recidiva ou não nesse tipo de tratamento, este trabalho tem o objetivo de verificar se houve, quantificando e avalizado após 5 anos do tratamento terminado, como também correlacionando-a ao padrão de crescimento. A amostra deste estudo constitui-se de 30 pacientes, com idade de 10 a 16 anos, de ambos os sexos e os resultados obtidos serão submetidos à análise estatística para posterior avaliação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANSON, GUILHERME; VALARELLI, FABRIBIO PINELLI; SOARES BELTRAO, REJANE TARGINO; ROBERTO DE FREITAS, MARCOS; CASTANHA HENRIQUES, JOS FERNANDO. Stability of anterior open-bite extraction and nonextraction treatment in the permanent dentition. AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS, v. 129, n. 6, p. 768-774, . (00/00603-7, 00/01199-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELTRAO, Rejane Targino Soares. Estabilidade a longo prazo do tratamento da mordida aberta, com extrações, na dentadura permanente. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.