Busca avançada
Ano de início
Entree

As funcoes do estradiol na luteolise em bovinos: o papel da ocitocina na secrecao de pgf2alpha estimulada pelo estrogeno.

Processo: 01/00618-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mario Binelli
Beneficiário:Luiz Augusto de Castro e Paula
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03383-9 - As funções do estradiol no processo da luteólise em bovinos, AP.JP
Assunto(s):Ocitocina   Estro animal   Luteólise   Estradiol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estradiol | Estro | Luteolise | Ocitocina | Perifusao | Pgf2Alpha

Resumo

Em vacas ciclando, a redução das concentrações de estradiol circulante (E2) que se segue à ablação dos folículos retarda a luteólise. Ao contrário, injeções de E2 no meio do ciclo estimulam agudamente a secreção de prostaglandina- F2 alfa, induzindo a luteólise e o cio. Durante a prenhez, a foliculogênese diminui, assim como se reduz a produção de E2 por foliculo no ovário ipsilateral ao corno uterino prenhe. Coletivamente, isso sugere que o E2 desempenha um papel crucial na luteólise, e que a supressão dos efeitos do E2 é necessária para que a prenhez se instale com sucesso. Em ovinos já foi demonstrado que a ocitocina também desempenha papel excencial na luteólise. O objetivo principal desta proposta é investigar se a luteólise desencadeada pela E2 em bovinos é dependente ou não da ação da ocitocina. Nos experimentos a que nos propomos, faremos uso tanto de abordagens in vivo quanto de uma abordagem inédita de perifusão in vitro. Se atingidas as metas do presente estudo, será significativamente ampliada nossa compreensão a respeito da luteólise em bovinos, o que poderá conduzir ao aperfeiçoamento dos procedimentos para a regulação do ciclo estral e do estabelecimento da prenhez. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)