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A codificacao do sistema de modalidade em redacoes escritas por aprendizes brasileiros de alemao.

Processo: 99/08917-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Esmeralda Vailati Negrão
Beneficiário:Maria Cristina Reckziegel Guedes Evangelista
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Língua alemã   Modalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adverbios | Lingua Alema | Modalidade | Particulas Modais | Verbos Modais

Resumo

A tese aqui apresentada pretende analisar questões relacionadas à codificação da modalidade em um corpus composto por redações escolares produzidas por aprendizes brasileiros de alemão como língua estrangeira. A modalidade pode ser codificada por uma ampla gama de recursos lingüísticos, entre eles, os fonológicos, os morfológicos, os lexicais e os sintáticos. Na primeira fase do projeto, investigar-se-á quais dos meios disponíveis na língua alemã são utilizados pelos informantes para codificar os diferentes tipos de modalidade e como se dá sua distribuição quantitativa. Num segundo momento, será avaliada a influência de fatores pragmáticos e contextuais na escolha dos elementos em questão. Nessa avaliação, serão também identificados usos incorretos e/ou não-idiomáticos, procurando-se relacioná-los a eventuais interferências intra e interlingüísticas. Além disso, avaliar-se-á a influência do input em sala de aula. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. A modalidade em redações escritas por aprendizes brasileiros de Alemão. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.