Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação pirometrica entre preparos cavitários realizados com turbinas de alta rotação e laser de Er:YAG

Processo: 00/07238-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Sigmar de Mello Rode
Beneficiário:Bruno das Neves Cavalcanti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil

Resumo

A confecção de prepares cavitários em Odontologia, apesar de toda a evolução dos equipamentos utilizados para este fim, ainda e fonte em potencial de danos a polpa dental, principalmente no que diz respeito a geração de calor, seja por fricção (caso dos instrumentos cortantes rotatórios), ou pela energia acumulada (caso de aparelhos de laser). Com isso, o objetivo desse estudo será ode comparar as temperaturas geradas internamente (câmara pulpar) e externamente aos prepares cavitários, com turbinas de alta-rotação e pontas diamantadas e laser de Er:YAG, usando para isso termopares nas câmaras pulpares e um termômetro sem cantata para a leituras externa, resultando em analises sabre a capacidade de refrigeração desses instrumentos e seus potenciais danos aos tecidos dentais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALCANTI, Bruno das Neves. Comparação termométrica entre preparos cavitários realizados com turbinas de alta-rotação e laser de Er:YAG. 2001. 67 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de São José dos Campos). São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.