Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel das proteinas da fase aguda e das citocinas no desenvolvimento de tolerancia a resposta febril induzida por endotoxinas.

Processo: 98/11882-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Irene Rosemir Pela
Beneficiário:Márcia Eliana da Silva Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Lipopolissacarídeos   Galactosamina   Febre   Tolerância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Febre | Galactosamina | Lps | Prteinas Da Fase Aguda | Tolerancia

Resumo

Diversos resultados indicam que a atividade hepática íntegra é importante para o controle da magnitude e duração de diferentes aspectos da resposta inflamatória sistêmica e localizada. É possível, também, que as proteínas de fase aguda (PFA) estejam envolvidas no processo de indução de tolerância que é observado após repetidas injeções de um estímulo inflamatório, já que a galactosamina (GAL), um aminoglicosídeo hepatotóxico de alta especificidade, abole a proteção induzida pelo tratamento prévio de camundongos com IL-1β e INF-γ. Resultados obtidos em nosso laboratório durante o período de Mestrado mostraram que a injeção de GAL concomitante ao primeiro estímulo com LPS ou MDP aboliu a tolerância à resposta febril observada após a segunda administração do estímulo pirogênico. Foi observado, também, que não houve desenvolvimento de tolerância após repetidas administrações centrais de LPS ou MDP. Além disso, a dosagem prévia de algumas PFA mostrou que estas proteínas estão diminuídas em animais tolerantes. Assim, visando dar continuidade ao nosso projeto de Mestrado, pretendemos realizar as dosagens de algumas PFA que poderiam estar envolvidas no desenvolvimento de tolerância à resposta febril induzida por LPS ou MDP, bem como a determinação dos níveis plasmáticos de algumas citocinas em animais controles e tolerantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)