Busca avançada
Ano de início
Entree

Leituras de professores e mudancas educacionais: formas de apropriacao do discurso pedagogico.

Processo: 01/00487-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Flavia Medeiros Sarti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho docente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leitura De Professores | Profissao Docente | Saberes Pedagogicos

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar formas de apropriação de discursos pedagógicos por parte de professores que atuam nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Focaliza, mais especificamente, as leituras que esses profissionais têm realizado de obras que adquirem maior visibilidade em seu campo de atuação e que prometem a emergência de mudanças na instituição escolar, em meio às transformações que se impõem no contexto social mais amplo. Nesse sentido, o estudo se propõe a identificar e caracterizar as leituras sobre educação atualmente realizadas pelos docentes bem como as condições nas quais as mesmas são levadas a efeito. Tem em vista conhecer os significados que os professores associam a suas práticas de leitura e os modos como interpretam os discursos aí veiculados face ao fazer cotidiano na instituição escolar. Pretende-se, assim, proceder à identificação de saberes e representações que os docentes elaboram sobre sua própria identidade profissional, bem como apreender modos pelos quais eles compreendem e se relacionam com seu trabalho. A investigação de questões dessa natureza mostra-se fértil para a elaboração de conhecimentos a respeito das configurações assumidas pela escola e pela docência em meio aos desafios que hoje se impõem no cenário educacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARTI, Flavia Medeiros. Leitura profissional docente em tempos de universitarização do magistério das séries iniciais.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.