Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementacao da norma iso 14.556 para instrumentacao do ensaio charpy convencional e comparacao com nova metodologia proposta.

Processo: 01/11567-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Ruis Camargo Tokimatsu
Beneficiário:Eduardo Leira Kruger
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Tenacidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaio De Impacto | Norma Iso 14,556 | Tenacidade

Resumo

O ensaio de impacto Charpy convencional é um ensaio mecânico consagrado no meio cientifico e industrial. Sua função é determinar a energia total absorvida para causar a fratura completa de um corpo de prova entalhado, padronizado segundo a norma ASTM E-23. Entretanto, a energia global absorvida possui um valor de uso muito limitado. Ela normalmente não é aceita como um indicador quantitativo da resistência à fratura do material. Assim, através da instrumentação adequada, pode-se aumentar a quantidade de informações obtidas a partir do ensaio de impacto Charpy clássico. No presente trabalho, pretende-se implementar a instrumentação de um pêndulo Charpy, recorrendo-se aos procedimentos estabelecidos pela normalização ISO 14.556, recém publicada à comunidade científica. Divulgada no início de 2000, a norma representa a consolidação das inúmeras experiências e tentativas de instrumentação do ensaio, promovidas desde a década de 60. Dessa forma, pretende-se instrumentar um pêndulo Charpy recorrendo-se à seguinte arquitetura de instrumentação: célula de carga, sistema de condicionamento e aquisição de sinais e um microcomputador, para tratamento do sinal. O propósito será capturar, como resposta do ensaio, curvas do tipo força em função do tempo, quais serão utilizadas na determinação da tenacidade à fratura dinâmica dos materiais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)