Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise de experiencias didaticas com grupos de aprendizagem em fisica.

Processo: 00/01639-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alberto Villani
Beneficiário:Marcelo Alves Barros
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Psicanálise   Trabalho em grupo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Fisica | Grupos De Aprendizagem | Patamares Subjetivos | Psicanalise | Relacao Professor-Aluno | Trabalho Em Grupo

Resumo

O objetivo desse projeto e investigar a dinâmica de funcionamento de grupos de aprendizagem em física no ensino médio e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação em vídeo, referem-se a três situações didáticas, duas das quais ocorreram num curso regular de física na Escola de Aplicação da USP e a terceira durante um mini-curso numa escola publica da periferia da grande São Paulo. O ponto mais intrigante e a diferença dos resultados didáticos conseguidos nos três casas, apesar do professor ser o mesmo e a estratégia utilizada também. A analise focalizara as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupos de trabalho, a ação efetiva colocada em pratica pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de um tempo razoável. Usaremos como esquema teórico, para analisar a evolução dos alunos, um modelo didático heurístico, que caracteriza a aprendizagem como passagem ao longo de patamares de adesão subjetiva ao conhecimento. As relações entre alunos e professor e a dinâmica dos grupos de aprendizagem serão analisadas utilizando um referencial de orientação psicanalítica. Uma primeira analise dos dados aponta para a dependência como a estrutura dominante nos grupos de aprendizagem, e focaliza as dificuldades de manejar as situações transferências e as resistências dos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)