Busca avançada
Ano de início
Entree

Micropropagacao e propagacao gamica "in vitro" de frutiferas tropicaiscom potencialidade de exploracao para o estado de sao paulo.

Processo: 99/11917-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Carlos Ferreira Damião Filho
Beneficiário:Nubia Pereira da Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Carambola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anonaceas | Apices Caulinares | Carambola | Embrioes Imaturos

Resumo

A presente proposta de trabalho objetiva estudar processos de propagação (por meio de sementes e por micropropagação) das seguintes espécies frutíferas: atemóia (ANNONA CHERIMOLA Mill. X ANNONA SQUAMOSA L.), caramboleira (AVERRHOA CARAMBOLA L.), fruteira-do-conde (ANNONA SQUAMOSA L.), gravioleira (ANNONA MURICATA L.) e lichieira (LITCHI CINENSIS Sonn). Serão estudados o comportamento de três tipos de esplantes: a) ápice caulinar, b)nós caulinares e, c)embriões imaturos. Para a detecção de prováveis contaminantes, os explantes a) e b), serão submetidos a esterilização superficial e inoculados em meio ,,523", com o objetivo de identificação e descarte de material contaminado. A seguir, os explantes serão cultivados em meio de cultura com o intuito de verificar a capacidade embriogênica dos mesmos. A propagação por sementes também será estudada em condições IN VITRO, em meio de cultura sintético, objetivando-se assim, propiciar condições ótimas para a germinação, em sistema relativamente axênico. Após obtenção das plântulas IN VITRO, será estudado um procedimento "padrão" para a aclimatação dos propágulos, de cada uma das espécies indicadas. Para efeito de comparação da rapidez e efetividade do processo de germinação, as sementes das espécies, serão semeadas em "plantmax", em casa de vegetação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)