Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e monitoramento de regime fluidodinâmico em leitos fluidizados gás-sólido

Processo: 00/00294-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Sandra Cristina dos Santos Rocha
Beneficiário:Carlos Alberto Severo Felipe
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Transformada de Fourier   Leito fluidificado   Estabilidade

Resumo

O leito fluidizado é um modo de contato fluido-sólido em que partículas são submetidas a uma corrente ascendente de um gás ou de um líquido, sendo mantidas suspensas. A sua fluidodinâmica apresenta regimes de contato bem distintos. Este tipo de contato apresenta grande aplicação nas indústrias química, bioquímica e farmacêutica. A busca da estabilidade fluidodinâmica dos regimes em qualquer aplicação é de fundamental importância, para uma maior eficiência do processo. A proposta deste trabalho é o monitoramento dos diferentes regimes fluidodinâmicos apresentados pelo leito fluidizado, envolvendo uma medida física que caracterize por si só a estabilidade do regime, sendo independente da partícula utilizada e das dimensões do leito. Os objetivos deste trabalho podem ser resumidos em: estabelecer uma metodologia que permita identificar o regime de contato sólido-fluido, através da medida de queda de pressão no leito em tempo real, baseada na análise das flutuações de pressão, convertendo estes dados de queda de pressão no domínio do tempo para espectros de potência (domínio da freqüência) a fim de identificar a freqüência dominante de cada regime; correlacionar os valores de amplitude das flutuações da queda de pressão com as condições de operação do leito, como por exemplo, vazão de ar e carga de partículas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FELIPE, Carlos Alberto Severo. Identificação e monitoramento de regime fluidodinâmico em leitos fluidizados gás-sólido. 2004. 209 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.