Busca avançada
Ano de início
Entree

Retomada do trabalho de figuras historicas em quimica, com vistas ao desenvolvimento de experimentos e de textos para as disciplinas de quimica e de analitica, do primeiro ano do curso de quimica na univ.

Processo: 01/12154-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Matthieu Tubino
Beneficiário:Reinaldo Alberto Ricchi Junior
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Experimentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atomos De Moleculas | Experimentos | Leis Da Quimica | Quimica Analitica | Quimica Geral | Textos Introdutorios

Resumo

O contato com os estudantes de primeiro ano do curso de Química tem sido extremamente desgastante para os professores. Pode-se afirmar que uma grande parte dos alunos tem dificuldades sérias em desenvolver raciocínio lógico. A abstração não faz parte do mundo destes jovens. Tem-se a impressão de que foram treinados para apenas resolver problemas já resolvidos. O seu raciocínio apresenta-se truncado. Na sua maioria, eles não têm, ou não querem ter, interesse em examinar profundamente um sistema químico, uma reação, um equilíbrio, o formato de uma molécula, etc. Assim, a proposta deste projeto é de tentar recuperar o raciocínio original de alguns personagens importantes para o desenvolvimento da Química, com o intuito de preparar textos e experimentos que possam ser aplicados nos nossos laboratórios de ensino de primeiro ano. Pretende-se, inclusive, colocar os vultos como seres humanos que viveram numa certa época, com as suas limitações e suas qualidades, que conseguiram penetrar na natureza, descobrindo algumas de suas leis. Deste modo, esperamos poder minimizar o efeito nefasto dos cursos preparatórios de vestibular, onde os alunos são massacrados corri "verdades prontas" e onde o conhecimento parece que sempre existiu em caixinhas, ao longo de toda a história humana, e que já está quase completo, não havendo muito mais o que descobrir. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RICCHI JUNIOR, Reinaldo Alberto. As ideias cientificas de John Dalton e sua influencia nos trabalhos de Gay-Lussac, Avogadro e Cannizzaro. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.