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Otimizacao no tracado de rotas aereas segundo o conceito cns/atm de gerenciamento de trafego aereo com a utilizacao de softwares sig.

Processo: 00/03654-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Operações de Transportes
Pesquisador responsável:Protogenes Pires Porto
Beneficiário:Cristiani de Araujo Siqueira
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema de informação geográfica (SIG)   Transporte aéreo   Trafégo aéreo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cns/Atm | Gerenciamento De Trafego | Rotas Aereas | Sig | Trafego Aereo | Transporte Aereo

Resumo

1 - Objetivo. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de estudos voltados para a otimização no traçado de rotas para uma malha aeroviária baseada em coordenadas geodésicas WGS-84, por intermédio do uso de dados geo-referenciados e de um SIG. Pretende-se ainda realizar uma análise dos impactos deste processo nos terminais aeroportuários. A relevância deste trabalho está em prognosticar as potenciais conseqüências do "free flight" no campo do tráfego aéreo e assim tirar o melhor proveito possível dos benefícios que esse tipo de conceito - o CNS/ATM - pode trazer ao transporte aéreo no Brasil. 2 - Metodologia. A seguinte metodologia será empregada: - seleção da plataforma SIG mais adequada ao estudo (Arcview, Arcinfo, Sprig, Mapinfo e outras); - definição de uma rede aeroportuária geo-referenciada em coordenadas WGS-84 (Sistema Geodésico Mundial) a partir da utilização do sistema de informações geográficas (SIG) adotado; - estabelecimento de parâmetros voltados para a otimização de rotas, com auxílio do SIG adotado; - determinação do traçado das rotas ótimas e rotas alternativas. - análise da operacionalidade das rotas estabelecidas e seus impactos nos terminais. (AU)

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