Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações infantis acerca da atividade pedagógica realizada na creche

Processo: 92/02603-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1992
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1995
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Beneficiário:Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem escolar   Creches   Psicologia educacional   Desenvolvimento infantil   Interação professor aluno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividades Pedagogicas | Creche | Ontogenese | Representacao Infantil | Sociointeracionismo

Resumo

Este projeto investiga a ontogênese da representação infantil, segundo um referencial baseado nos trabalhos de Wallon e Vygotsky. Para tanto analisa dados construídos a partir da análise de sessões de brincadeira infantil de "escolinha" envolvendo crianças de 4, 5 e 6 anos matriculadas em creches, comparando-os com os dados de sessões de atividades pedagógicas coordenadas pelo educador. Nesse projeto a representação e vista tanto em forma de conteúdo como de processo, quando então destaca-se como manifestação, reconstrução interna e construção da própria interação educador-aluno e aluno-aluno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)