Busca avançada
Ano de início
Entree

A construcao de papeis no brincar e a linguagem de criancas surdas.

Processo: 97/05248-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Rafael de Góes
Beneficiário:Daniele Nunes Henrique Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Brinquedos   Imaginário   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brinquedo | Funcionamento Mental | Imaginario | Linguagem | O Brincar | Surdez

Resumo

Elegento a criança surda em idade pré-escolar que vivencia precocemente experiências de uso de língua de sinais e da língua falada pretende-se analisar a participação da linguagem (fala e/ou sinais) e de recursos ligados a gestualidade e a expressão corporal no brincar. O objetivo específico é identificar os tipos de papeis lúdicos encenados, caracterizando as formas pelas quais esses papeis são configurados no jogo, isto é pretende-se examinar os modos pelos quais a criança compõe as personagens que encena: se pela linguagem, por gestos, por pantominia etc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)