Busca avançada
Ano de início
Entree

Como uma professora de uma sala de aceleração concebe o ser aluno para os meninos e para as meninas

Processo: 00/01549-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Thaís Juliana Palomino
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Alteridade   Sala de aula   Interação professor aluno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteridade | Genero | Relacao Professor-Aluno | Sala De Aula

Resumo

O objeto da investigação aqui proposta é decorrente de resultados de pesquisa de iniciação científica, realizada no ano de 1999, em uma escola de ensino fundamental, da periferia de São Carlos. Observando a relação professor-aluno, cujo foco eram os estudantes que tinham baixo rendimento escolar, os dados ofereceram indícios de que a professora participante da pesquisa tinha diferentes expectativas quanto ao comportamento de seus alunos e de suas alunas. Pressupondo que a representação de aluno/a guiará, em grande parte, a imagem e expectativa que o/a professor/a dele/a terá, influenciando as relações estabelecidas em sala de aula, o principal objetivo deste projeto de pesquisa é desvelar como um/a professor/a concebe o ser aluno para os meninos e para as meninas. Para tanto será desenvolvida pesquisa de tipo etnográfico, envolvendo observação das interações entre o/a professor/a e seus alunos e alunas na sala de aula, pesquisa documental, e entrevistas com o/a professor/a e aluno/as da turma no decorrer do processo, bem como com outros profissionais da escola para complementar dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)