Busca avançada
Ano de início
Entree

As funções do estradiol no processo da luteólise em bovinos

Processo: 00/07117-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Ed Hoffmann Madureira
Beneficiário:Claudia Maria Bertan Membrive
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônio luteinizante   Estradiol   Luteólise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estradiol | Hormonio Luteinizante | Luteolise | Perifusao | Pgfm | Prostaglandina

Resumo

Em vacas ciclando, a ablação folicular promove a redução das concentrações de estradiol circulante (E2), evento este que determina retardo na luteólise. Ao contrário, injeções de E2 no meio do ciclo estimulam agudamente a secreção de prostaglandina-F2 alfa (PGF), induzindo a luteólise e o estro. Durante a prenhez, a foliculogênese diminui, assim como se reduz a produção de E2 por folículos no ovário ipsilateral ao corno uterino prenhe. Coletivamente, isso sugere que o E2 desempenha um papel crucial na luteólise, e que a supressão dos efeitos do E2 é necessária para que a prenhez se instale com sucesso. O objetivo principal desta proposta é investigar os mecanismos endócrinos, celulares e moleculares que são estimulados por E2 durante a luteólise. Nos experimentos propostos faremos uso tanto de abordagens in vivo quanto de uma abordagem inédita de perifusão in vitro. São nossos objetivos específicos: (1) demonstrar a validade de um sistema de perifusão in vitro para a cultura de endométrio, que será usado em experiências in vitro (2) verificar se há o envolvimento do LH na liberação de PGF induzido por E2 no endométrio; (3) estudar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no aumento de PGF induzido por E2. Se atingidas as metas do presente estudo, será significativamente ampliada à compreensão do papel da luteólise em bovinos, o que poderá conduzir ao aperfeiçoamento dos procedimentos para a regulação do ciclo estral e do estabelecimento da prenhez. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERTAN‚ C.M.; DA CUNHA‚ P.M.. Controle da síntese de prostaglandina F2α no endométrio bovino in vitro. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 43, n. 3, p. 387-393, . (99/03383-9, 00/07117-0, 01/12442-0)