Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhoria das margens de estabilidade de tensão no problema do pré-despacho da operação através de corte minino de carga

Processo: 01/03639-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Vivaldo Fernando da Costa
Beneficiário:Igor Kopcak
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade de tensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Contingencias | Corte Minimo De Carga | Estabilidade De Tensao | Fluco De Carga Otimo | Margem De Estabilidade | Pre-Despacho Da Operacao

Resumo

O projeto estudará a melhoria das margens de estabilidade de tensão no problema de pré-despacho da operação através de corte mínimo de carga. Pretende-se desenvolver procedimentos que sejam eficientes para melhorar as margens de estabilidade, e que possam ser utilizados em situações onde todos os outros recursos tenham se exaurido, ou para situações onde há a ocorrência de contingências severas e o sistema se torna incapaz de atender toda a demanda de carga com nível de segurança adequado. Inicialmente resolve-se um problema de pré-despacho seguindo uma dada previsão de demanda para cada horário de um dia à frente. A partir de então, a margem de estabilidade de tensão será calculada para cada horário. Os que estiverem com níveis de margem abaixo de um valor mínimo serão submetidos à corte de carga de forma a recuperar requisitos de margem. Vários cenários considerando a ocorrência de contingências críticas serão estudados OFF-LINE e para cada um deles será oferecida à operação em tempo real sugestões dos melhores locais para a efetuação de corte de carga, bem como, da quantidade de carga a ser cortada. Será fornecida ao FPO uma direção ótima de corte de carga, a qual será obtida através de fatores de participação ativo para as barras de carga, desenvolvidos pelo grupo em um projeto anterior. Os fatores de participação identificam as barras onde uma mesma variação de potência ativa resulta em maiores mudanças nas margens. Como o FPO corta carga em uma direção ótima, a quantidade total de carga cortada para atender os requisitos de margem será mínima. O projeto prevê a realização de estudos preliminares do procedimento proposto para sistemas simplificados do sudeste brasileiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOPCAK, Igor. Melhoria das margens de estabilidade de tensão no problema do pre-despacho da operação atraves de corte minimo de carga. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.