Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da fluência em materiais cerâmicos para a construção civil

Processo: 02/03749-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Márcio Raymundo Morelli
Beneficiário:Mateus Alves Coimbra
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fluência dos materiais   Materiais cerâmicos   Concreto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argamassa | Cimento Portland | Concreto | Construcao Civil | Fluencia | Residuos

Resumo

Este projeto de pesquisa consiste no estudo da fluência em concreto, uma propriedade viscoelástica que se origina na pasta endurecida de cimento e presume-se que esteja relacionada principalmente à remoção da água adsorvida. As causas da fluência no concreto são complexas. Além dos movimentos da umidade, há outras causas que contribuem para o fenômeno de fluência. A não-linearidade da relação tensão-deformação no concreto, especialmente em níveis de tensão maiores do que 30 a 40% da tensão última, mostra a contribuição das microfissuras da zona de transição à fluência, associada ao conhecimento das engenharias civil e materiais. A técnica de formação de uma microestrutura controlada vem sendo apontada como uma promissora alternativa para o entendimento do mecanismo de fluência. Esse trabalho consistirá na montagem de um equipamento de medição desta propriedade em concretos e na avaliação da utilização de aditivos (sintéticos e residuais ou recicláveis) adequados para controle da microestrutura referente à fluência. A avaliação da influência da aditivação nas características como tempo de pega e consistência, bem como do método de preparação dos concretos que incluem o mecanismo de mistura, o desenvolvimento microestrutural e propriedades (principalmente resistência mecânica), serão correlacionados, visando uma composição que possa ser utilizada na confecção de elementos estruturais mais confiáveis, principalmente em relação à propriedade fluência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. A. COIMBRA; W. LIBARDI; M. R. MORELLI. Estudo da influência de cimentos na fluência em concretos para a construção civil. Cerâmica, v. 52, n. 321, p. 98-104, . (02/03749-8)