Busca avançada
Ano de início
Entree

Ferramentas didáticas para o ensino de engenharia elétrica

Processo: 98/00420-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 2000
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Ruy Alberto Corrêa Altafim
Beneficiário:Jorge Sebastiao Canova
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Didática   Métodos de ensino   Engenharia eletrônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Didatico | Engenharia | Ensino | Ferramenta | Kit | Metodologia

Resumo

O aspirante a engenharia elétrica, no decorrer de sua vida escolar, recebe toda uma carga de informações através da mídia, que ascende em seu interior a chama do entusiasmo e o motiva para o desenvolvimento tecnológico. Com todo este entusiasmo, o jovem aspirante quase sempre espera encontrar logo no início do curso a própria engenharia. No entanto, defronta-se com um realidade muito diferente, um novo mundo cheio de matérias básicas onde povoam as físicas e os cálculos. Para o jovem aspirante agora um universitário, embora não pareça, este novo mundo é a parte mais importante de todo o seu curso de engenharia, pois será a sua base, será o seu alicerce durante toda a engenharia e toda a sua carreira profissional. Sem saber a real importância desta carga de físicas e cálculos, o universitário vê sufocada toda a sua chama de entusiasmo caindo não raras vezes em grande depressão, pois o que vê não lhe parece engenharia. Assim, buscando uma maneira de não só manter acesa a chama do entusiasmo, mas tomá-la mais forte e talvez até inextinguível, surgiu à determinação em desenvolver-se Ferramentas Didáticas a serem apresentadas aos jovens universitários durante todo o curso de engenharia elétrica, do início ao fim. Para cada degrau alcançado pelo universitário, as Ferramentas Didáticas se tomariam mais complexas representando o crescer constante dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Neste trabalho serão propostas algumas dessas ferramentas didáticas, abrangendo algumas áreas específicas da engenharia elétrica esperando também ascender a chama desta idéia nas demais áreas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANOVA, Jorge Sebastião. Desenvolvimento e implementação de um modelo para disciplinas introdutórias em engenharia elétrica. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.