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Processos de ensino e aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos PEA-MAT/DIMAT

Processo: 13/23228-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2014 - 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Saddo Ag Almouloud
Beneficiário:Saddo Ag Almouloud
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cileda de Queiroz e Silva Coutinho ; Francisco Javier Ugarte Guerra ; Fumikazu Saito ; Gerson Pastre de Oliveira ; Jesus Victoria Flores Salazar ; Maria José Ferreira da Silva ; Rosa Cecilia Gaita Iparraguirre ; Uldarico Malaspina
Assunto(s):Tecnologia educacional  Formação de professores  Ambiente virtual de aprendizagem  Ensino e aprendizagem  Ensino de matemática  Tecnologias da informação e comunicação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino e Aprendizagem de Matem | formação de professores | Tecnologia da Informação e Comunicação | Educação Matemática

Resumo

Este projeto trata da interação de pesquisadores da PUC-Peru e PUC-SP para pesquisas a respeito de processos de ensino e de aprendizagem de matemática em ambientes tecnológicos. Este projeto é desenvolvido de forma colaborativa pelos grupos de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática - PEA-MAT, da PUC-SP, e Didactica de las Matemáticas - DIMAT, que pertence ao Instituto de Investigación para La Enseñanza de las Matemáticas (IREM) da PUC-Peru. Tem por objetivo analisar tanto do ponto de vista teórico, quanto do prático, questões relativas à complexidade da inserção de ferramentas tecnológicas para o ensino e aprendizagem da Matemática tanto na Escola Básica, quanto na Universidade. Tentaremos responder, principalmente, as seguintes questões: quais fatores influenciam o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática com a utilização de recursos alternativos como ambientes tecnológicos, tanto no Brasil como no Perú? Como os processos de aprendizagem se caracterizam em ambientes tecnológicos? Quais são as alternativas metodológicas para investigarmos os processos de aprendizagem nesses ambientes? Para buscar respostas a estas questões adotaremos pressupostos da Engenharia Didática de segunda geração e da Pesquisa-Ação como metodologia. Para coleta de dados, recorreremos a entrevistas individuais e observação, além de questionários semiestruturados e registro de produções dos participantes, com objetivo de identificar concepções de professores, dos dois países, a respeito dos conceitos matemáticos (geometria, álgebra, combinatório e educação estatística) tratados. Paralelamente buscaremos identificar as concepções discentes, também nos dois países, a respeito dos mesmos objetos matemáticos pesquisados com os professores. A partir de um diagnóstico definiremos os caminhos para uma proposta e para o desenvolvimento de uma formação continuada para professores e, a partir dela, pretendemos que estes construam sequências didáticas, as apliquem aos seus alunos e analisem os resultados obtidos. Fazemos a hipótese de que o uso de ambientes tecnológicos facilita a visualização e a percepção de propriedades que com outros recursos poderiam não ser evidenciadas. Buscamos conduzir os professores, em sua formação, inicial ou continuada, à utilização de ambientes computacionais, como instrumento para construção de conjecturas e de resolução de problemas que visem à aprendizagem da Matemática. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERSON PASTRE DE OLIVEIRA; MARIANA DIAS GONÇALVES. Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 32, n. 60, p. 92-116, . (13/23228-7)
GERSON PASTRE OLIVEIRA; RUBENS VILHENA FONSECA. A teoria dos números na formação de professores de matemática: (in)compreensões acerca da primalidade e do teorema fundamental da Aritmética. Ciência e Educação, v. 23, n. 4, p. 881-898, . (13/23228-7)

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