Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida no trabalho: uma pesquisa com trabalhadores de uma empresa do setor de autopecas que implantou programas de qualidade total.

Processo: 98/10095-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Rosangela Maria Vanalle
Beneficiário:Waldir Rechziegel
Instituição-sede: Centro de Tecnologia. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade total   Qualidade de vida   Autopeças

Resumo

Neste trabalho pretende-se desenvolver um estudo sobre os fatores que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores de indústrias de autopeças, que implantaram programas de qualidade total. O estudo desses fatores tem como objetivo mostrar a importância do programa de Qualidade de Vida no Trabalho-QVT para a melhoria das condições de trabalho. Para a realização deste estudo sobre QVT será utilizado o modelo proposto por WALTON (1973), o qual é considerado, na literatura, um dos mais completos, e que servirá de base para nortear essa pesquisa, pela larga abrangência dos seus critérios. Pretende-se enriquecê-lo com outros critérios, levando-se em consideração peculiaridades da empresa ou do ramo de atividade, bem como do contexto sócio-econômico no qual está inserida. Este modelo será aplicado em uma empresa do setor de autopeças na região de Piracicaba-SP, que implantou programas de qualidade total. Com este estudo, pretende-se contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos já existentes, no que se refere às implicações do uso do modelo de gestão da qualidade total na qualidade de vida dos trabalhadores deste setor. (AU)