Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernando pessoa e a tecnica interseccionista: poesia, escola, tradicao e critica.

Processo: 01/02795-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Haquira Osakabe
Beneficiário:Caio Márcio Poletti Lui Gagliardi
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fernando Pessoa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fernando Pessoa | Interseccionismo | Literatura Portuguesa Moderna | Tradicao Critica

Resumo

O objetivo do projeto é a realização duma redescrição crítica da técnica interseccionista, desenvolvida por Fernando Pessoa em textos programáticos e, sobretudo, no poema "Chuva Oblíqua". Trata-se de um dos aspectos mais subvalorizados esteticamente em sua obra, e que menos atenção têm recebido de seus comentadores. Para tanto, travarei diálogo com a tradição interpretativa dominante, encabeçada por G. Simões e, em certo sentido, pelo próprio Pessoa, discutindo os motivos que levaram à concepção duma visão redutora do Interseccionismo, que passou a ser entendido como poesia "cerebraf e "artificiosa', ou ainda, como mera fase a ser "superada" pelo poeta. Após ter identificado os porquês de determinada visão, procurarei formuíar uma nova abordagem do movimento, centrada no referido poema, na tradição poética que o precede (vinculada a Rimbaud, Cesário Verde e Camilo Pessanha), e nas suas metamorfoses ao longo da poesia de Pessoa, que se manifestam, por exemplo, em outros poemas do ortônimo e nas grandes odes da primeira fase de Álvaro de Campos. Por fim, buscarei uma descrição do movimento enquanto tal, isto é, como proposta de criação estética levada adiante pelos companheiros de geração do poeta, como Sá-Carneiro, Armando Cortes-Rodrigues e Almada Negreiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GAGLIARDI, Caio Márcio Poletti Lui. Fernando Pessoa ou do interseccionismo. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.