Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle preditivo de reatores químicos multifásicos: processos de hidrogenação

Processo: 97/03116-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1998
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Rubens Maciel Filho
Beneficiário:Normando José Castro de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos   Algoritmos   Modelos matemáticos

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de estruturas de controle e de um algoritmo de controle que permitam a operação de reatores multifásicos com alta performance. O sistema a ser considerado é um processo de hidrogenação do fenol, ocorrendo em um reator tubular, portanto de características distribuídas e multivariável, com a presença de desativação do catalisador. O desenvolvimento das possíveis estruturas de controle será conduzido através de extensiva simulação do comportamento dinâmico do reator, através de modelos matemáticos a serem desenvolvidos neste trabalho. Para projetar o algoritmo de controle pretende-se fazer uso dos princípios do controlador DMC, incluindo características adaptativas nos ajustes dos parâmetros. Pretende-se portanto, desenvolver o algoritmo DMC tanto na sua forma convencional, assim como na forma adaptativa dos modelos de convolução, considerando também a adaptação dos parâmetros do controlador através da minimização de uma função objetivo adequada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Normando José Castro de. Modelagem e controle de uma superfracionadora industrial de propeno. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.