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Assessoria a professores de séries iniciais visando o desenvolvimento do profissional reflexivo a partir dos princípios do psicodrama pedagógico

Processo: 98/01851-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Antonio dos Santos Andrade
Beneficiário:Claudia Roberta Borsato
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Fracasso escolar   Rendimento escolar   Evasão escolar   Psicodrama   Pobreza
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assessoria A Professores | Ensino Aprendizagem | Fracasso Escolar | Profissional Reflexivo | Psicodrama Pedagogico

Resumo

Estudos realizados anteriormente sobre o fracasso escolar mostram que as crianças provenientes de classes econômicas menos favorecidas, são as mais vitimadas pela repetência e evasão escolar. É necessário, esclarecer, que esta relação não implica que a pobreza é o fator causador da repetência. Estas crianças, nas maiorias pertencentes às escolas públicas, sofrem grande discriminação, pois a instituição escolar acredita que devido a situação precária em que vivem, não alcançarão um bom desempenho escolar, atribuindo a causa do fracasso a própria criança. Em estudos realizados (Andrade, 1990 e Patto, 1990) constatou-se que o professor atribui a responsabilidade do fracasso escolar aos alunos. Eles, educadores, são preconceituosos em relação as crianças carentes e suas famílias, por isso, são impedidos de olharem para a escola e a sociedade em que vivem com olhos mais críticos. Estas constatações fizeram surgir o interesse em realizar um trabalho de pesquisa sobre o assunto, pois o problema de ensino-aprendizagem, apesar de inúmeros estudos, ainda persiste. Este projeto tem como objetivo desenvolver uma atuação de formação contínua com professores de Ciclo Básico (CB) da rede pública estadual de ensino, enfocando os problemas de ensino-aprendizagem com vista ao desenvolvimento do pensamento reflexivo do professor, tendo como referencial teórico as contribuições de J.L. Moreno, especialmente aquelas referentes ao Psicodrama Pedagógico. Como instrumentos metodológicos, serão utilizadas entrevistas com o intuito de diagnosticar o desempenho do papel do professor, onde este estará relatando as suas dificuldades e sucessos. Será aplicado, também, um questionário de crenças do professor, desenvolvido por Serafim (1991) e Pacheco (1995). Posteriormente, nas reuniões de assessoria, serão propostas dramatizações com o objetivo do professor vivenciar suas práticas cotidianas de sala de aula e refletir sobre elas, levando-o a uma percepção do próprio desempenho profissional. (AU)

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