Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução e caracterização da doença aterosclerótica em modelos animais com hipocoagulabilidade sanguínea

Processo: 02/11549-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joyce Maria Annichino-Bizzacchi
Beneficiário:Daniela Ramos Fabri
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aterosclerose   Modelos animais de doenças   Receptores de LDL
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apolipoproteina E | Aterosclerose | Hemofilia | Receptor De Ldl

Resumo

A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, de elevada morbidade e mortalidade. Diversos fatores são reconhecidos na fisiopatologia da doença aterosclerótica, entre eles, a participação dos fatores da coagulação, mas cujo mecanismo ainda não é totalmente elucidado. Para o estudo e compreensão da aterosclerose, recentemente foi introduzida a utilização de modelos animais murinos, geneticamente modificados, que representam adequadamente a doença em humanos e permitem a avaliação e compreensão da interação in vivo dos diferentes mecanismos envolvidos. Neste estudo utilizaremos animais deficientes de apolipoproteína E ou deficientes de receptores para Ldl, como representativos do desenvolvimento de doença aterosclerótica. Para reproduzir a hipocoagulabilidade sangüínea, utilizaremos animais geneticamente modificados, com deficiência dos fatores VIII ou IX da coagulação. O cruzamento destes animais, os modelos de aterosclerose e de hipocoagulabilidade, permitirá a análise da evolução e caracterização da doença aterosclerótica. Nossa expectativa é que haja proteção naqueles com hipocoagulabilidade. Uma vez comprovada, esta hipótese poderá basear futuros estudos terapêuticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FABRI, Daniela Ramos. A interação dos fatores VIII e IX da coagulação no desenvolvimento da doença aterosclerotica. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.