Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao de linfocitos cd3+, cd4 e cd8 na mucosa intestinal de aves (gallus, linnaeus, 1758) tratadas com "lactobacillus spp", e experimentalmente desafiadas com "salmonella enteritidis".

Processo: 02/03281-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Raphael Lucio Andreatti Filho
Beneficiário:Paulo Roberto Gratao
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Probióticos   Linfócitos T
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lactobacilus | Linfocitos T | Probioticos

Resumo

As bactérias do gênero Lactobacillus tem sido muito estudadas atualmente devido ao seu importante papel no processo de exclusão competitiva onde contribuem na redução de patógenos, em especial infecções por Salmonella spp. via oral nos primeiros dias de vida. Estas bactérias com características probióticas proporcionam efeitos benéficos à saúde geral do hospedeiro, através da estimulação e modulação da resposta imune e propriedades anticarcinogênicas, devido provavelmente a ação sobre o sistema imune celular. O objetivo deste trabalho será verificar se Lactobacillus acidophillus, L. reuteri, L. salivarius e a microbiota cecal de aves possuem atividades imunoestimulantes através de sua inoculação em aves de linhagem comercial com um dia de vida, desafiadas ou não por Salmonella Enteritidis, determinando resposta imune na forma de infiltrado leucocitário por células T CD4 e CD8 na mucosa e lâmina própria intestinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)