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Análise de shimmy de trem de pouso principal de aeronaves usando um modelo estrutural por elementos finitos

Processo: 02/11494-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Sistemas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Sergio Frascino Muller de Almeida
Beneficiário:Rafael Heeren
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Vibrações
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeronave | Elementos Finitos | Pneu | Shimmy | Trem De Pouso | Vibracao

Resumo

O projeto de pesquisa destina-se a estudar um fenômeno conhecido, de extrema importância para a indústria aeronáutica, o fenômeno de shimmy. Esse fenômeno toma a forma de vibrações torcionais do trem de pouso da aeronave quando esta se desloca em velocidade, sendo que o seu surgimento pode até mesmo levar à quebra do trem de pouso e conseqüentes prejuízos à aeronave e aos passageiros. O material disponível a respeito desse assunto no Brasil é escasso e os modelos de trem de pouso que constam na literatura são inadequados devido a hipóteses simplificadoras bastante fortes. A razão para essa escassez é o fato da maior parte do material sobre esse assunto no estrangeiro ser proprietária, não estando disponível para publicação. Neste projeto, será construído um modelo de trem de pouso de aeronave, respeitando as características geométricas da estrutura, modelando a estrutura por elementos distribuídos, utilizando as teorias de elementos finitos, condensação dinâmica e equações diferenciais e algébricas para a obtenção è solução das equações dinâmicas do problema. A análise dos resultados será feita por meio de uma análise paramétrica da influência das características do trem de pouso na ocorrência de shimmy. (AU)

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