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Projeto de sistema de controle com nao-linearidade causadora de ciclo-limite.

Processo: 00/04999-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Waldemar de Castro Leite Filho
Beneficiário:Atila Madureira Bueno
Instituição Sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Controle não linear   Controle de atitude   Estabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Limite | Controle De Atitude | Controle Nao Linear | Estabilidade

Resumo

O controle de atitude de veículos espaciais sempre confronta com o problema da flexibilidade do veículo. Quando acrescido de atuadores (tipo tubeira móvel) cujas não-linearedades provocam o aparecimento do ciclo-limite, o projeto torna-se mais crítico. O vôo real do VLS trouxe uma grande motivação para este assunto, pois a freqüência do primeiro modo de flexão situa-se em torno de 4 Hz enquanto o ciclo-limite em torno de 1 Hz. A proximidade dessas freqüências, e, portanto a dificuldade de tratá-las individualmente, somada ao fato de que 1 Hz é uma freqüência baixa e gera amplitudes elevadas levou à necessidade de se estudar o problema. Assim, este trabalho de tese objetiva a obtenção de um projeto de controle de atitude que conviva com a necessidade de estabilizar os modos de flexão e também com o ciclo-limite gerado pelas não linearidades do atuador, porém com freqüência e ganho compatíveis com a precisão requerida nas especificações. Para sua execução será necessário o estudo de propostas de algoritmos que levem em conta as não linearidades existentes para que se tenha um determinado controle sobre a freqüência do ciclo-limite. (AU)

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