Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de predação larval com resposta funcional e numérica em populações experimentais de Chrysomya albiceps

Processo: 02/10605-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Wesley Augusto Conde Godoy
Beneficiário:Carolina Reigada Montoya
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Calliphoridae

Resumo

Em condições naturais a coexistência de diversas espécies de moscas-varejeiras no mesmo substrato é bastante comum. Entretanto, a coexistência se dá de forma diferenciada entre as espécies e em alguns casos pode se tornar ameaçada quando espécies predadoras facultativas como C. albiceps e C. rufifacies não encontram alimento suficiente para subsistência, tendo que utilizar suas habilidades de predação. Certamente a disponibilidade de presas varia entre as espécies presentes no ambiente, tornando a taxa de predação e a resposta funcional dependentes do tipo de presa capturada. Assim, parece clara a influência desse tipo de interação sobre a dinâmica tanto de espécies de presas como de predadoras. Os objetivos do presente trabalho são (1) investigar e comparar as taxas de predação interespecífica de larvas de 3o instar de C. albiceps sobre larvas de 3º instar em C. megacephala e L. eximia, (2) estimar o tempo de manuseio necessário para a larva predadora consumir as diferentes presas, (3) estimar as respostas funcional e numérica em C. albiceps, utilizando diferentes densidades larvais com as presas C. megacephala e L. eximia, (4) analisar o padrão de resposta funcional em C. albiceps e (5) investigar a dinâmica predador-presa a partir de modelos matemáticos que incorporam a resposta funcional e numérica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTOYA, Carolina Reigada. Dinâmica de predação larval com resposta funcional e numérica em populações experimentais de Chrysomya albiceps. 70 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.