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A educação escolar em meio aos imperativos da modernização (Franca: 1961-1971)

Processo: 98/13529-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Hercídia Mara Facuri Coelho
Beneficiário:Sauloéber Tarsio de Souza
Instituição Sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Autoritarismo (sistemas de governo)   Governo militar   Educação escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoritarismo | Discurso | Educacao | Governo Militar | Historia | Modernizacao

Resumo

Há tempos, a educação escolar tem sido apresentada, no Brasil, como signo do progresso e fator constitutivo da sociedade como nação, além de ser entendida como condição sim qua non para a realização da modernização social. Paralelo a este discurso, surgiu o descontentamento com o sistema educacional, percebido desde a Constituição de 1934 que, pela primeira vez na história, dedicava um capítulo ao ensino. É neste momento que, o processo de industrialização do país, produziria a inadequação entre educação e mudanças sócio-culturais e econômicas, criando a necessidade de se estabelecer debates em tomo dos objetivos da escola. As divergências sobre as funções da educação se multiplicariam com o governo de Juscelino (1956-60), em decorrência de um novo surto desenvolvimentista que privilegiava o racionalismo tecnocrata e o capital transnacional O movimento de 1964 consolidaria esta tendência, acelerando a modernização que tinha como pano de fixado o espírito de empresa, a idéia de que o moderno só se concretizaria onde existissem capital, operários qualificados e empresários. A educação também foi reorientada neste sentido, em meio à atmosfera autoritária daqueles anos. Propomos aqui, estudar o processo de organização da rede escolar de Franca, bem como trabalhar suas representações elaboradas pelo discurso dominante local, inseridas no movimento de forte expansão do ensino no decorrer dos anos 60. Tal período foi marcado pelo rápido desenvolvimento infra-estrutural da cidade e de sua transformação em núcleo operário. Desta forma, buscaremos identificar as especificidades regionais, tentando entender a dinâmica existente entre educação escolar e modernização. (AU)

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