Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de estrategias de integracao de processos em tempo real aplicadas a producao de glp.

Processo: 99/08282-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Regina Wolf Maciel
Beneficiário:Claudia Jovita Garcia Vasconcelos
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este projeto faz parte do projeto temático de pesquisa: Integração de Processos Químicos em Tempo Real (98/14384-3). O objetivo é ajudar no desenvolvimento de estratégias de integração de processos usando técnicas de controle avançado e otimização online. Neste projeto a planta em estudo será a produção de GLP em uma unidade de FCC. Este processo é freqüentemente encontrado em refinarias de petróleo. O modelo da planta será feito utilizando o simulador comercial de processos HYSYS, que será usado para validação das estratégias de integração de processos desenvolvidas. O trabalho também deverá auxiliar outros trabalhos, parte do projeto temático, na elaboração de modelos de planejamento e controle de produção e na definição das estratégias de otimização interados aos problemas de controle, dando suporte na identificação da estrutura dos modelos. Esse projeto faz parte de uma linha nova de pesquisa, que busca conciliar objetivos comerciais e controle de processos, o que é considerada uma área de pesquisa de ponta. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VASCONCELOS, Claudia Jovita Garcia. Desenvolvimento de estratégias de integração de processos em tempo real aplicadas à produção de GLP. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.