Busca avançada
Ano de início
Entree

Jheronimus bosch e as tentacoes de santo antao - museu de arte de sao paulo, assis chateaubriand - masp.

Processo: 96/04456-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1998
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:José Roberto Teixeira Leite
Beneficiário:Sandra Daige Antunes Corrêa Hitner
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Datação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Iconografia | Analise Iconologica | Autentilidade | Conclusao | Datacao | Pioneira

Resumo

O objetivo desta pesquisa é a pintura flamenga de Hieronymus Bosch, "As Tentações de Santo Antão", que desde 1958 se encontra à disposição do público brasileiro, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Datado de 1500 e autenticado pelo historiador M. J. FRIEDLÄNDER em 1937 e pelo restaurador Robert Eigenberger, esta avaliação, publicada em "Altniederlandische Malerei XV" (maiores informações, vide projeto), foi elaborada sob bases iconológicas, pois não eram ainda praticadas com regularidade análises baseadas nos métodos científicos de exame em laboratório introduzidos pelo Centre national de Recherche "Primitifs Flamands", em especial destaque, as experiências realizadas pelo prof. Roger Van Schoute, da Universidade de Louvain, na cidade de Louvain-la-Neuve. O uso do exame científico como uma ferramenta da História da Arte é recente. Ele pode nos conduzir a uma verdadeira autenticidade das obras flamengas através do exame de Raio-X e fotografias em Infra-Vermelho, além, evidentemente, das re-investigações no campo da iconologia apoiadas nos modelos historiográficos consagrados. A pesquisa da historiografia da arte flamenga está em franco desenvolvimento, pois possui inúmeros exemplares de cópias espalhados pelo mundo, nem sempre autênticos, que estão sendo re-examinados através do método científico de laboratório, devido ao primitivismo das primeiras análises. O caso do quadro brasileiro que investigamos, além de não ter assinatura do pintor, nem ser datado com precisão, é um quadro que pode ser um "ensaio" para a obra-prima assinada por Bosch que se encontra na cidade de Lisboa e que já foi analisada cientificamente pelo Centre de Recherche "Primitifs Flamands". A obra-prima de Lisboa servirá de parâmetro para análise da brasileira em todos os sentidos, pois há uma tese elaborada pela prof. Marie-Lèopoldine Livens-de Waegh, do "Centre de Recherche Primitifs Flamands" de que é bem possível que a obra paulista seja uma ETAPA DE ELABORAÇÃO ANTERIOR À OBRA-PRIMA lisboeta. A professora, que também é a Conselheira Científica do "Centre Primitifs Flamands", se baseia nas análises feitas por Friedlander e Eigenberger para afirmar isto, mas, somente agora, depois de ter o quadro do Brasil analisado cientificamente, é que esta tese se confirmará em toda sua integridade. O "Centre de Recherche Primitifs Flamands" nos deu total apoio, pois, também é de interesse deles que esta verificação venha à luz. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HITNER, Sandra Daige Antunes Corrêa. Jheronimus Bosch e As tentações de Santo Antão: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand-MASP. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.